De 22 a 28 de junho, 18 cidades do Brasil poderão aproveitar a bela seleção de filmes do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que chega à sua 10ª edição trazendo um panorama visual e cultural da Itália através do cinema. Com uma programação composta por uma maioria de filmes inéditos nos cinemas brasileiros, serão exibidos 11 longas e um curta na programação principal pelas telas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Recife, Maceió, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Niterói, Búzios e Volta Redonda.
Esse ano, os convidados são a atriz e diretora Jasmine Trinca e o cineasta Francesco Zippel, que apresentará 2 sessões de seu filme “Sergio Leone – O italiano que inventou a América” (2022). Trinca participará da sessão de abertura no dia 22 de junho que terá a exibição única de “Profetas” (2022), de Alessio Cremonini, no Espaço Itaú de Cinema, de 2 sessões com debate do seu primeiro longa como diretora “Marcel” (2022) e de um debate sobre a mulher no cinema.
Dentre os destaques estão:
“Nostalgia” (2022), de Mario Martone, que concorreu à Palma de Ouro em Cannes em 2022;
“A Viagem de Papa Francisco” (2022), do premiado diretor Gianfranco Rosi;
“A Estranha Comédia da Vida”(2022), de Roberto Andò, com o grande Toni Servillo;
“Jogada de Amor” (2022), de Ricardo Milan, com Pierfrancesco Favino, um dos maiores atores do cinema mundial.
Merece sua atenção também o documentário animado “Interdito a Cães e Italianos” (2022), de Alain Ughetto, que ganhou o prêmio do júri no Festival de Annecy e conta a história das 3 gerações da sua família pela Itália, Suíça e França.
Desde 2018, o festival conta com uma iniciativa chamada Fare Cinema, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália e que busca difundir o cinema italiano no exterior pela rede diplomática e institutos. Em sua VI edição, o Fare Cinema terá a participação de Jasmine Trinca em 2 eventos, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, ambos gratuitos e abertos ao público mediante inscrição.
O primeiro acontece dia 23/6, às 19h, no Instituto Italiano di Cultura de São Paulo – onde ela participa de uma conversa sobre a presença das mulheres no audiovisual italiano com a cineasta brasileira Laís Bodanzky e mediação da jornalista Flávia Guerra. Antes do bate-papo, será exibido seu curta “Being My Mom” (2020). E o segundo no dia 27/6, às 18h30, com conversa no Rio trazendo o mesmo tema no Instituto Italiano di Cultura do Rio. As informações para as inscrições de ambos estão no site do festival.
Além das sessões e dos eventos, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz em paralelo o ciclo “A Grande Arte no Cinema” com uma seleção de nove documentários sobre grandes artistas das artes visuais, desde a arte renascentista até as vanguardas do modernismo. Os documentários em alta definição contam as histórias desses artistas e dos segredos por trás de suas obras. Cada sessão de lançamento será um filme-evento. Começa em de 22 de junho, com “Caravaggio – A Alma e o Sangue” de Jesus Garces Lambert” e vai até 17 de agosto com “Hitler vs Picasso – A Obsessão Nazista pela Arte” de Claudio Poli. Serão também exibidos filmes sobre Michelangelo, Klimt & Schiele, Leonardo da Vinci, Tintoretto, Van Gogh, Monet e Gauguin.
Em São Paulo, as sessões acontecerão no Espaço Itaú Augusta (Rua Augusta, 1.475), onde também acontece a abertura do 8 ½ no próximodia 22. Todas as informações sobre os filmes, horários e locais de toda a programação pelo Brasil podem ser conferidas no site www.festadocinemaitaliano.com.br .
Ci vediamo al cinema, bello! 🇮🇹
Siga a gente por aqui, todas as semanas trazemos dicas de filmes, docs e séries, além de spoilers fresquinhos pra você espalhar por aí!
::
Instagram: @sqlvs.podcast
Twitter: @podcast_sqlvs
Email: contato@sqlvs.com.br