Começou nessa quarta-feira, 14/6, a 15ª edição de um dos festivais mais democráticos e divertidos de São Paulo: o In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical. Até 25 de junho serão exibidos 68 títulos nacionais e internacionais inéditos em circuito comercial ou streaming para os mais variados gostos de estilos musicais, do funk à música clássica, passando pela cinematografia de diversos países. Nessa edição, o convidado é o cineasta e produtor canadense Ron Mann, que tem uma filmografia extensa e variada e vem apresentar quatro de seus filmes, incluindo “Imagine the Sound“, que se tornou um dos mais importantes filmes sobre jazz da História, com entrevistas de nomes importantíssimos do jazz dos anos 60.
Ano passado, disseram na abertura que precisamos ocupar os espaços culturais, e assim está sendo feito neste ano, com a programação gratuita espelhada em quase todas as salas do circuito, exceto o CineSesc que terá ingressos até R$24. A seleção caprichada vai passar pelas salas do Olido, Centro Cultural São Paulo, Cine Cortina, Associação Cultural Cecília, Centro da Terra e Cinemateca Brasileira, onde também acontecerão vários outros eventos e a grande maioria dos filmes será exibida. Além disso, uma parte da seleção poderá ser vista online de todo o Brasil nas plataformas do Itaú Cultural Play, SPcine Play, Sesc Digital e a própria plataforma do festival, o In-Edit TV.
Celebrando seus 15 anos e entrando na brincadeira de ser um festival adolescente, além das artes temáticas com desenhos de adolescentes retratando a diversidade racial brasileira com olhos de woofer, que virou uma marca do In-Edit, o festival traz duas mostras especiais. A primeira é a Mostra Teen, com 8 títulos remetendo à adolescência de várias gerações do rock’ n ’roll ao K-Pop, com “9 Muses of Star Empire” (2012), “American Rapstar” (2020), “Backstreet Boys: Show ‘Em What You’re Made Of” (2015), “Prisioneiro do Rock’ n’ Roll” (“Jailhouse Rock“, 1957), “Alvorada da Alegria” (“Reveille with Beverly, 1943), “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” (1968), “Teenage” (2013) e “Twist” (1992).
A segunda é a Flashback, com três títulos cult sobre jazz e blues norte-americanos que nunca foram exibidos no festival: “Imagine the Sound” (1981), uma versão restaurado do registro do Newport Jazz Festival de 1958, “Jazz on a Summer’s Day” (1959), que tem nada menos que Louis Armstrong, Mahalia Jackson, Chuck Berry, Thelonious Monk e Chico Hamilton, e “Les Blues Entre Les Dents“” (Blues under the skin“) que mostra encontros de gigantes do blues como Mance Lipscomb, Robert Pete Williams, BB King e Roosevelt Sykes.
A programação do panorama brasileiro traz 35 títulos, incluindo estreias nacionais e mundiais, e se divide em cinco sessões: Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta um Som e Sessões Especiais. Destaco “Elis & Tom, só tinha de ser com você“, sobre a gravação do álbum que virou um imenso clássico com dois artistas que no fundo não gostavam um do outro; “Fausto Fawcett na Cabeça“, sobre o genial músico carioca; “Miúcha, a voz da bossa nova“, que se concentra no período em que a cantora foi casada com João Gilberto e que se revela um período muito difícil para ela; “Peixe Abissal”, que traz o universo poético do escritor e compositor Luís Capuch; e “Otávio III – O Imperador“, que conta a história de Otávio Terceiro, por muitos anos empresário de João Gilberto, que conviveu com grandes nomes da música e do cinema brasileiros.
Já o panorama mundial vem com 22 títulos inéditos em circuito comercial com destaques para “Personality Crisis: One Night Only“, assinado por Martin Scorsese e David Tedeschi, que retrata David Johansen, vocalista da icônica banda The New York Dolls. Temos ainda “Licht: Stockhausen’s Legacy“, sobre o desafio de montar a última ópera desse gênio da música; “CAN and Me”, sobre o tecladista Irmin Schmidt, fundador do CAN, um dos grupos criadores do movimento krautrock surgido na Alemanha no final dos anos 1960; “La danza de Los Mirlos“, que traz a trajetória do grupo de cumbia amazônica Los Mirlos; “Max Roach: The Drum Also Waltzes”, sobre a vida e a obra do músico e ativista; “Sonic Fantasy“, que conta a história da gravação de “Thriller” de Michael Jackson; “Sirens”, que acompanha a primeira banda de heavy metal feminina do Oriente Médio, a Slave to Sirens; e o documentário “This Is National Wake“, que apresenta a história do grupo de rock multirracial National Wake, primeira banda na história da África do Sul a unir brancos e pretos numa mesma formação durante o Apartheid.
Além dos filmes, o festival traz diversas atividades paralelas: festas, DJs, pocket-shows exclusivos, debates, sessões comentadas e Feira de Vinil na Cinemateca com dezenas de expositores de vinil, zines e publicações dedicadas ao mundo da música. A programação é riquíssima e valea pena aproveitar tudo que eles programaram para dentro e fora das salas. Confira a programação completa no site do festival, que inclui todas essas atividades e os filmes que serão exibidos no streaming e aproveite! 😉
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