Lançado lá fora no final de 2022 pelas produtoras Atresmedia e Bambu (com estreia nacional apenas em 23 de fevereiro de 2023), o longa de terror “13 Exorcismos” traz a história da jovem Laura que, depois de participar de uma tentativa de comunicação com os mortos, acaba sendo possuída por uma alma maligna. O filme discorre na tentativa dos adultos próximos da jovem a livrarem do mal que passa a habitar seu corpo.
Com apenas 18 anos de idade, a atriz María Romanillos entrega uma atuação impecável na pele da menina que passa de assustada a assustadora. É muito fácil se engajar com a narrativa e tremer os joelhos na expectativa do que vai acontecer. Entretanto, pouca coisa é entregue: se não todas, a grande maioria das pontas criadas pelo filme ficam soltas. Narrativas mais concisas e personagens melhor trabalhados poderiam alçar a produção a destaque da temporada.
Isso posto, o filme entrega o que se propõe a ser: um terrorzão pipoca. Com cores saturadas e uma fotografia mais escura, a obra consegue a proeza de ser pouco previsível – um ótimo ponto para o gênero, que costuma entregar o susto segundos antes de ele acontecer. Ao se surpreender pela falta de um jumpscare em determinado momento, aguarde: logo você será pego de surpresa exatamente por aquilo que estava esperando (ou não).
“13 Exorcismos” não deve lá conquistar muitos corações e prêmios – vale mencionar que foi indicado ao Goya Awards na categoria de efeitos especiais. Mas é um filme que honra seu gênero numa realização competente do espanhol Jacobo Martínez, um diretor de fotografia experiente nas séries locais e que faz aqui a sua estreia na direção de um longa-metragem.
Siga a gente por aqui, todas as semanas trazemos dicas de filmes, docs e séries, além de spoilers fresquinhos pra você espalhar por aí!
::
Instagram: @sqlvs.podcast
Twitter: @podcast_sqlvs
Email: contato@sqlvs.com.br